TESOURO NACIONAL: TAÍS ARAÚJO

 



Taís Araújo nasceu na cidade do Rio Janeiro em 25 de novembro de 1978. Durante sua infância, viveu com a família no bairro carioca do Méier até seus oito anos de idade, e estudou em escolas privadas. Em grande parte de sua adolescência e juventude, Taís Araújo viveu na Barra da Tijuca, e formou-se em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Mas não exerceu. Preferiu virar atriz. Iniciou suas atividades profissionais no teatro aos onze anos de idade, começando no teatro amador juntamente com amigos do condomínio onde residia na época. Sua primeira personagem em telenovelas foi na TV Manchete. Taís Araújo tomou conhecimento, através de Kátia D'Ângelo, que a emissora estava formando o elenco da novela "Tocaia Grande". Ela foi uma das atrizes iniciantes que participou da seleção de atores para a telenovela, num teste de dramaturgia. A atuação de Taís Araújo perante o teste foi elogiada por Rosamaria Murtinho, também atriz, e a notícia de sua aprovação foi dada por Régis Cardoso, então diretor do projeto. Alguns dias após sua aprovação, Walter Avancini substituiu Régis Cardoso na direção de Tocaia Grande, e, alguns meses depois, assumiu a direção da telenovela Xica da Silva, que permanecia sem uma atriz para atuar como protagonista. Então, Avancini escolheu Taís Araújo para o papel. Uma ousadia e tanto colocar uma quase estreante já como protagonista, mas esse sempre foi o jeito de trabalhar de Avancini.

 

Taís conta atualmente com 15 telenovelas, 12 filmes, 4 séries e 10 peças de teatro em seu currículo. Foi a primeira atriz negra a ser protagonista de uma telenovela brasileira, aos 17 anos de idade. Tornou-se conhecida internacionalmente e foi eleita um dos 50 rostos mais lindos do mundo pela revista People em espanhol. Em 2004, no papel de Preta, foi também a primeira protagonista negra de uma telenovela da Rede Globo em Da Cor do Pecado, de João Emanuel Carneiro. Em 2006, se destacou como Ellen em Cobras e Lagartos, da mesma emissora e autor, compondo o sexteto principal da trama, e atuando com seu então namorado Lázaro Ramos. Já em 2008, voltou a trabalhar com João Emanuel Carneiro. Em A Favorita, viveu Alícia, filha de um deputado corrupto interpretado por Milton Gonçalves, que, pela segunda vez consecutiva, foi seu pai numa novela, sendo a primeira vez em Cobras & Lagartos. Após o final das gravações de A Favorita, em janeiro de 2009, mudou-se para Paris, onde pretendia passar uma temporada de três meses de estudos, mas a escalação para viver Helena em Viver a Vida mudou seus planos e antecipou a volta da atriz, fazendo a atriz a primeira artista negra da história da televisão brasileira a ser protagonista de uma novela do horário nobre. Nada mal, hein¿

 

Em 2012, Araújo viveu a empregada que virará cantora, Maria da Penha, a quarta protagonista de sua carreira, na próxima novela das sete, Cheias de Charme, da Rede Globo. Desde então, participou de uma longa série de projetos na emissora, Casou com Lázaro Ramos, teve dois filhos com ele, e os dois não só permanecem juntos, com se transformaram num caso raro de casamento longevo no showbiz brasileiro.

 

No cinema, Taís brilhou interpretando Elza Soares no filme Garrincha, Estrela Solitária, e a filha não reconhecida de José Wilker no fabuloso O Maior Amor do Mundo, de Cacá Diegues. Em 2004, recebeu o Kikito de melhor atriz coadjuvante no Festival de Gramado por seu trabalho em As Filhas do Vento. Segue fazendo Teatro com Lázaro e encantando a todos nós com sua beleza e seu talento. (Chico Marques)




















































Comments